sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA NAS ESCOLAS: CATU APOIA PROJETO QUE REDUZ CRIMINALIDADE INFANTIL

Prefeito da cidade recebeu ONGS de proteção animal e vereadora Ana Rita Tavares para discutir projeto

Dar continuidade ao trabalho de educação humanitária e ambiental, desenvolvido nas escolas do município de Catu (a 92 km de Salvador) desde 2011, foi o objetivo da visita da vereadora Ana Rita Tavares (PV) à cidade na quinta-feira (24). 


Acompanhada do presidente e da vice-presidente da ONG Terra Verde Viva, Murilo Coutinho e Ingrid Teixeira, respectivamente, mais o diretor da ONG Cuidar é o Bicho, Carlos Ferrer, Ana Rita foi recebida pelo novo prefeito Geranilson Requião (PT). Ele mostrou-se receptivo ao prosseguimento do projeto educacional quando revelou gostar de todos os animais. “Entendo que a criança que os respeita saberá também respeitar a vida dos seres humanos”, reconheceu Requião, que prometeu encaminhar à Secretaria de Educação o projeto que trouxe benefícios à administração anterior.

Carlos Ferrer, Ingrid Teixeira, Ana Rita Tavares, Geranilson Requião e Murilo Coutinho 
Dos quase 50 mil habitantes da cidade, mais de 10 mil alunos da rede municipal de ensino de Catu já foram sensibilizadas para o respeito à vida dos animais. “Este projeto inovador mudou o comportamento agressivo dessas crianças e adolescentes nas relações com professores, familiares e na própria sociedade. Hoje elas estão mais respeitosas para com todas as formas de vida”, explica Ana Rita Tavares. 

Ainda de acordo com a vereadora, os estudantes passaram a ser mais corteses, tranquilos e educadas. A Vara da Infância e da Juventude sentiu a mudança na vida dos menores, a partir do trabalho feito pela ONG Terra Verde Viva. “A incidência de infrações praticadas por menores caiu”, é o que diz a juíza de direito de Catu, Débora Peres. 



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ANA RITA PROMOVE ENCONTRO COM LIDERANÇAS DO MOVIMENTO ANIMAL


Por Fernando Gomes

Diante de um grande público, que lotou o espaço onde funcionava seu antigo comitê de campanha, a vereadora Ana Rita Tavares (PV) promoveu, na noite de segunda – feira (14), um encontro com lideranças, ativistas e apoiadores da causa animal da cidade de Salvador. Ela teve uma conversa direta e de fundamental importância para o bom andamento dos trabalhos que estão sendo feitos em defesa dos animais.

Ana Rita comentou sobre as experiências que teve à frente da ONG Terra Verde Viva e também se emocionou ao lembrar de momentos da sua campanha no ano passado. "O sentimento sincero das pessoas que nos apoiaram serviu como um elo para que nossos esforços dessem certo, e se estou aqui hoje é pelos animais. Nossa presença tem chamado a atenção para a situação deles", afirmou. Também foram expostas medidas que já vêm sendo tomadas, como a entrega dos projetos do Hospital Público Veterinário e Castramóvel, além da permanência do veto à utilização de jegues na Lavagem do Bonfim, garantida pelo prefeito ACM Neto.

"É preciso que caminhemos juntos, por isso decidimos fazer essa reunião aqui e iremos fazer outras, para que possamos nos unir e assim agir da melhor forma em defesa dos animais", disse Ana Rita antes de passar a palavra ao público. Representantes de ONGs diversas e protetores independentes participaram da conversa expondo suas dúvidas, sugestões, anseios e reivindicações.

"Fiquei muito feliz com a grande quantidade de protetores de animais que compareceram a esse diálogo. Sabemos que Ana Rita é uma protetora nata e esperamos que ela possa fazer seu trabalho como sempre fez", comentou o membro da Aspac Bahia, José Lázaro.

MORADORES DE BAIRRO DE SALVADOR SE MOBILIZAM APÓS MAUS TRATOS A GATOS

Vereadora Ana Rita Tavares esteve no Trobogy e orientou condôminos sobre crimes de maus tratos
Por Francisco Ribeiro

Um grupo de protetores de um condomínio do bairro Trobogy, em Salvador, se mobilizou após denúncias de maus tratos a alguns gatos - que teriam sido queimados, espancados e envenenados - e convidaram a vereadora Ana Rita Tavares (PV) para palestrar sobre "os direitos dos animais em condomínios", a fim de conscientizar os moradores do condomínio ASA, local onde aconteceram os crimes contra os animais.

A vereadora, que é advogada, ativista do Movimento Humanitário Pró Animal e assessora jurídica da ONG Terra Verde Viva, foi ao local e chamou a atenção para pontos importantes da legislação que protege os animais, a exemplo da Constituição Federal e da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). "Informamos aos moradores que após a revisão que está sendo feita no Código Penal, a pena para os maus tratos contra animais (atualmente de três meses a um ano e multa) deverá aumentar para quatro anos", diz Ana Rita. "Além disso, os crimes vão passar a ser julgados pelas varas criminais e não mais pelos juizados. Essas duas mudanças são avanços na legislação e vão contribuir muito com nosso trabalho de buscar mais respeito e proteção a esses seres indefesos", completa a vereadora.

Sob o olhar atento de mais de trinta moradores, e de muitos que observavam de longe, pelas janelas dos prédios, Ana Rita Tavares também defendeu a educação como um importante meio de conscientização, principalmente das crianças, e detalhou quais procedimentos devem ser tomados para identificar e denunciar os maus tratos contra os animais em condomínios.

sábado, 12 de janeiro de 2013

PROJETO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DE SALVADOR ENTRA NA PAUTA DE AÇÕES DE NETO


Proposto pela vereadora Ana Rita Tavares, projeto já se encontra nas mãos do secretário de Saúde do município

 Por Wagner Ferreira

Dos três compromissos firmados ainda em campanha pelo prefeito ACM Neto com a vereadora Ana Rita Tavares (PV), que visam a implantação de uma política de atenção aos animais na cidade do Salvador, o primeiro: a criação de um hospital público veterinário gratuito, já se encontra nas mãos do secretário de Saúde do município, José Antônio Rodrigues Alves, desde a segunda-feira o dia (7). 

Célia Sacramento, José Antônio Rodrigues Alves e Ana Rita Tavares (WF)  
Na quinta-feira (10), a vereadora reuniu-se com o prefeito e a vice-prefeita, Célia Sacramento, para discutirem o andamento do projeto e sua aplicação. Segundo Ana Rita, a estrutura física já existe e irá reduzir os custos e o prazo, uma vez que não será necessária a construção de um prédio para abrigar o hospital. “A prefeitura dispõe de uma estrutura na região do Trobogy e lá é o melhor lugar para abrigar o nosso hospital”, informou. 

Neto recebeu Ana Rita em seu gabinete e obteve detalhes de seus projetos (WF)
Lavagem do Bonfim – A reunião também abordou a questão dos jegues na Lavagem do Bonfim. Há dois anos os animais não fazem parte do cortejo e, de acordo com Neto, não farão em 2013. “Sou favorável à causa de vocês e garanto que não haverá animais na festa”, garantiu o prefeito, que recebeu a recomendação da vereadora dos animais para assistir ao documentário: “Salve o 2 de Julho e os Animais”, curta metragem que embasou a decisão do juiz Rui Eduardo de Almeida Brito, da 6a Vara de Fazenda Pública,  em retirar os animais do cortejo.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PROJETOS DO HOSPITAL VETERINÁRIO E CASTRAMÓVEL JÁ NAS MÃOS DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SALVADOR

José Antônio Alves apreciou a indicação da vereadora Ana Rita Tavares e prometeu parceria com a edil e ONGs

Por Wagner Ferreira

A construção do tão esperado hospital público veterinário gratuito de Salvador e o serviço de castração e vacinação nos bairros (Castramóvel) começa a tomar forma. Os dois projetos, de idealização da vereadora Ana Rita Tavares (PV), foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves na segunda-feira (7). A reunião teve ainda a participação da vice-prefeita da cidade, Célia Sacramento (PV) e da nova diretora de vigilância sanitária do município, Tônia Maria Falcão.

Na conversa, Rodrigues Alves tirou dúvidas dos procedimentos já realizados pelas ONGs de proteção animal e pediu um prazo de 90 dias para organizar os quadros financeiro e de pessoal da secretaria. “As informações que a senhora nos trouxe são extremamente positivas, mas preciso de tempo para arrumar a casa”, disse o secretário, que se revelou sensível à causa por criar oito cães.

Ana Rita Tavares saiu da reunião otimista e elogiou a atuação de Célia Sacramento nas intermediações com o executivo. "Vejo que o compromisso firmado pelo prefeito ACM Neto durante a campanha será honrado. Já Célia, ela tem sido incansável nessa tarefa de construirmos a implantação de um política pública de atenção aos animais", elogia. 

Célia Sacramento, José Antônio Alves, Ana Rita Tavares e Tônia Falcão (WF)
A parceria com as ONGs também foi um ponto tratado pelo secretário, que demonstrou interesse em receber apoio das entidades e interromper a situação caótica vivida os animais da cidade, seja de pequeno ou grande porte, como cavalos e jumentos, frequentemente vistos em vias públicas. “O secretário de Saúde reconhece a necessidade de termos um hospital veterinário gratuito em Salvador e a sua receptividade em relação ao Castramóvel foi visível”, anima-se Ana Rita.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ACM NETO VISITA SUBÚRBIO E PROMETE PRIORIZAR ATENDIMENTO DE SAÚDE NO LOCAL

Por Wagner Ferreira

Durante a visita do prefeito ACM Neto, na quinta-feira (3), à comunidade de Nova Constituinte, no subúrbio de Salvador, foram observadas as condições precárias de saneamento básico em que vivem os moradores e a atuação do posto de saúde que atende ao local. Acompanharam o prefeito, a vice-prefeita Célia Sacramento, secretários e vereadores, que andou pela localidade e conversou com moradores que pediram melhorias de infraestrutura urbana e melhores condições no atendimento de saúde.    

Prefeito garantiu volta dos médicos aos postos em 60 dias (WF)
Neto observou que na unidade de saúde só havia um médico, quando o ideal seriam dois profissionais. “Vamos garantir o retorno dos médicos e iremos começar pelo subúrbio”, garantiu.

Já o secretário de Saúde do Município, José Antônio Rodrigues Alves, deu um prazo de 60 dias para que o posto volte a disponibilizar a vacinação humana, canina e felina, objeto de queixa dos usuários do serviço. “Iremos também convocar os médicos e dentistas que prestaram concurso”, completou Alves, que agendou uma reunião na próxima semana com a vereadora Ana Rita Tavares para discutir o projeto da criação do hospital público veterinário na cidade. 

Educação Humanitária nas Escolas

Ainda durante a visita ao subúrbio, a vereadora Ana Rita Tavares e o secretário de Educação municipal, João Carlos Bacelar, conversaram sobre a inserção da Educação Humanitária e Ambiental nas escolas, que atendem estudantes de 0 a 14 anos. “Que ideia maravilhosa. Vamos fazer essa parceria e que sirva de modelo para o País”, entusiasmou-se Bacelar.  

Secretário disse que irá firmar parceria com a vereadora (WF)
O projeto de educação, desenvolvido pela ONG Terra Verde Viva, já existe há quatro anos de forma gratuita e atende a escolas municipais, estaduais e particulares de Salvador e região metropolitana. “Assumimos os custos de locomoção e alimentação da nossa equipe de educadores, viabilizando, assim, esse pioneiro trabalho de formação e sensibilização de crianças e adolescentes”, enfatizou Ana Rita.

Reconhecimento da Justiça - No município de Catu - a 92 km de Salvador - a iniciativa leva a alunos da rede municipal de ensino da cidade um programa educacional, com resultados imediatos, como o constatado pela Vara da Infância e da Juventude de lá, que, por meio da juíza de Direito Débora Magda Peres, atestou a diminuição da violência entre menores e a queda da incidência de infrações praticadas por essa faixa etária. “Isso é o resultado de um trabalho preventivo, sério e eficiente, que transforma o comportamento da população, a começar das crianças e adolescentes, evitando a delinquência na fase adulta”, explica Ana Rita Tavares.