segunda-feira, 11 de junho de 2012

CÃO QUE SOFRIA MAUS TRATOS EM CAJAZEIRAS É RESGATADO

Animal que apresentava desidratação e lesão nas orelhas pertencia a professora do bairro

Por Wagner Ferreira

Mais uma cão vítima de maus tratos, dessa vez no bairro de Cajazeiras, em Salvador, foi resgatado por ONGs de proteção animal da cidade. Pitico foi encontrado segunda-feira (4), amarrado a uma corda de menos de 1 metro, apertada no pescoço, o que lhe privava de alimento e água.

Segundo Maria das Graças Ferreira, moradora da Rua Orlando José Ribeiro, no mesmo bairro, que entrou em contato com a advogada da ONG Terra Verde Viva Ana Rita Tavares, o animal costumava passar noites ao relento sem qualquer abrigo, chorando e uivando. “Ele pertence a duas mulheres que vivem juntas afetivamente e se chamam Viviane e Marília. Elas já fizeram o mesmo com dois outros cães, que morreram por maus tratos; fome, sede e exposição ao tempo”, denuncia Maria das Graças.

Pitico permanecia preso a uma maromba artesanal sob sol e chuva
Ainda segundo a denunciante, Pitico é um cão de porte médio, pelo curto, preto, e com manchas claras. “Ele adquiriu um aleijão na pata, já que foi atropelado após a Viviane o empurrar na pista”, completa.

Ana Rita Tavares encaminhou o caso para a diretora da ONG Célula Mãe, Janaína Rios, que contatou Joseílda Araújo e Victor, integrantes da APA (ONG ambientalista de Cajazeiras) e, a partir do contato, foram ao local, acompanhados por policiais da companhia da Polícia Militar do bairro. “Entrei em contato com o Major César, comandante da Companhia de Polícia Militar de Cajazeiras e pedi a ele o apoio, e fizeram o resgate do cãozinho que se encontrava em péssimas condições, sofrendo há 4 dias. Ele estava amarrado a uma maromba doméstica, de modo que não podia levantar a cabeça,” conta Ana Rita.

No momento do resgate, a agressora chamada Marília chegou ao local, ela que é, por incrível que pareça, educadora e trabalha em uma escola de Cajazeiras. “Ela não ofereceu resistência e entregou Pitico a Joseílda e Victor, diante do flagrante delito e necessidade de prestar socorro”, relata a advogada da Terra Verde Viva.

O cão apresentava sinais de maus tratos e desidratação, lesão em ambas as orelhas
Ao ser resgatado, Pitico foi levado para a clínica veterinária Renal Vet,  onde ficou internado. De acordo com o relatório veterinário,  "o animal apresentava sinais de maus tratos e após o exame físico foi percebido desidratação, lesão em ambas as orelhas, apatia, infestação por pulga e carrapato, ausência de dente incisivo, escoriações pelo corpo e lesão em membro posterior esquerdo".
Integrantes da ONG aguardam ajuda financeira para continuar ajudando animais de rua
A ONG Terra Verde Viva já está adotando as medidas judiciais necessárias para ficar com a guarda de Pitico e para responsabilizar civil e criminalmente as agressoras Viviane e Marília.

Sem contar com apoio finaceiro dos órgãos governamentais, a ONG Terra Verde Viva pede doações financeira de qualquer valor, ou com rações, medicamentos, e qualquer outro tipo de ajuda  para a recuperação de Pitico e a manutenção de outros 250 cães, mantidos no abrigo da ONG em Salvador.

As doações podem ser feitas na conta corrente nº 16.351-1, agência 3550-5, BRADESCO, em nome de ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA TERRA VERDE VIVA.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

POLÍCIA MAIS PREPARADA PARA O DIÁLOGO

Na sexta-feira, dia 1º de junho, fiz uma palestra sobre os Direitos dos Animais para a turma de policiais militares que integrarão as bases comunitárias de Itinga, em Lauro de Freitas, e bairro da Paz, em Salvador. 

Passei o DVD "Salve o 2 de Julho e os Animais", e Os Direitos dos Animais em Condomínios. Fizemos uma ótima discussão dos temas, havendo uma receptividade muito boa sobre as nossas ponderações a respeito do assunto, que envolve guarda responsável, resgate de animais do interior de imóveis, conscientização da comunidade para os direitos dos animais. 



Hoje, (segunda-feira, 4), aconteceu a formatura dessa turma. São policiais mais sensíveis para o trato com os problemas da comunidade. É uma polícia mais preparada para o diálogo. 

Esse treinamento significa um avanço notável no sentido de ver os animais atendidos em suas necessidades nesses locais, onde há tanto descaso para com a vida desses seres indefesos.